Finalidade da inspeção de soldagem

Por que precisamos inspecionar a solda?

Existem muitos produtos e equipamentos soldados que requerem uma solda de qualidade para garantir:
  • Seu propósito ou finalidade;
  • A segurança dos usuários ou do meio ambiente;
  • Durabilidade e outras características desejáveis.
Posso citar alguns exemplos comuns de produtos que necessitam de soldas de qualidade como carros, prédios, pontes, assim como os vasos de pressão que são bem incomuns em nosso dia-a-dia.

Imagina se as soldas do chassis de um carro se romperem no meio de uma viagem? Obs.: O chassis do carro as vezes é chamado de carroceria ou casco.

Uma situação absurda não é? Veja que essa é uma situação que nos bota em risco iminente mas nem sempre isso acontece. De fato o mais comum é termos um defeito de solda negligenciado e esse defeito posteriormente vir a causar uma falha catastrófica

Uma falha catastrófica normalmente tem perda de vidas humanas mas também pode causar danos materiais e ao meio ambiente. Talvez o melhor exemplo seja a plataforma P-36 da Petrobras:

A P-36 afundou em 20 de março de 2001, matando dezenas de funcionários e derramando petróleo no mar. Ela não afundou por apenas um motivo mas qualquer falha já mostra os perigos:
  • 350 milhões de dólares de danos materiais (Valor da plataforma na época)
  • Dezenas de funcionários mortos
  • Dano ao meio ambiente pelo derramamento do petróleo por talvez décadas.
Resumindo: Uma solda pode parecer que está boa mas, se nós de fato não inspecionarmos ela, poderemos deixar passar um defeito que poderá causar uma falha no futuro.
  • A falha na plataforma impediu que a plataforma continuasse a sua missão (extração do petróleo do fundo do mar).
  • Não garantiu a segurança dos usuários e do meio ambiente.

Finalidade do inspetor de solda

Mostrei acima porque precisamos inspecionar a solda. Mas precisamos de alguém para fazer, de fato, a inspeção.

O inspetor responsável pela inspeção visual da solda é o inspetor de soldagem N1.

Resumidamente, o inspetor de soldagem é parte necessária para o controle da qualidade de produtos e serviços que utilizam a soldagem como processo da fabricação e montagem.

Consequentemente é esperado que esta função seja exercida por profissionais dotados de experiência profissional e conhecimentos especializados na área de soldagem.

Para fins práticos (e para a prova de qualificação), entende-se por inspetor de soldagem (N1 ou N2) o profissional qualificado e certificado, segundo os requisitos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de inspetores de soldagem, empregado pela executante dos serviços, para exercer as atividades de controle de qualidade relativas à soldagem.

Existem outras tipos de inspeção da solda possíveis, tais como ultrassom, radiografia, líquido penetrante etc... Quem define qual o ensaio aplicável é a norma de construção. E quem define a norma de construção é o usuário final do produto.

Citação

Quando você precisa citar um fato ou informação num trabalho ou monografia você deve incluir a fonte de onde você obteve esta informação (Finalidade da inspeção de soldagem).

Isso dá credibilidade ao seu trabalho e é requerido em algumas faculdades.

Para tornar sua vida (e citação) mais fácil, basta copiar e colar a informação abaixo na sua seção de bibliografia (ou referências bibliográficas) do seu trabalho:

Luz, Gelson. Finalidade da inspeção de soldagem. Blog de Soldagem. Gelsonluz.com. dd mm aaaa. URL.

Agora substitua dd, mm e aaaa pelo dia, mês e ano em que você acessou esta página. Substitua também URL pelo endereço real desta página. Este formato de citação é baseado na norma ABNT NBR 6023.

Comentários

Não encontrou o que procurava?

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,lp1,43,Processos-de-Soldagem,9,wt1,16,
ltr
item
Soldagem: Finalidade da inspeção de soldagem
Finalidade da inspeção de soldagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh7NnZP7inUzNvp8JzcoixKWRER-LUkxOmvmy_kcFZUJ9HFcHIiNP6XDiLX7ZZqrFYm1zfrQn5PkohqcW6tXm_wRJwg9xcNOkS9ba-eSuNkWX2EqgQqqzdpfvqGLXJhsBiZlOq-0bRw53UtXPoSlTbfsypmwhQXON5L2fki153XwSRkedkNt24rWHfnBw=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEh7NnZP7inUzNvp8JzcoixKWRER-LUkxOmvmy_kcFZUJ9HFcHIiNP6XDiLX7ZZqrFYm1zfrQn5PkohqcW6tXm_wRJwg9xcNOkS9ba-eSuNkWX2EqgQqqzdpfvqGLXJhsBiZlOq-0bRw53UtXPoSlTbfsypmwhQXON5L2fki153XwSRkedkNt24rWHfnBw=s72-c
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/finalidade-da-inspecao-de-soldagem.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/finalidade-da-inspecao-de-soldagem.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice