Campo de aplicação da inspeção de soldagem


Campo de aplicação da inspeção de soldagem

A inspeção de soldagem é uma área profissional ampla com vários segmentos como:
  • Petróleo;
  • Petroquímico;
  • Papel e celulose;
  • Metalúrgicas em geral;
  • Indústria naval;
  • Construção civil.
Embora a indústria de óleo e gás seja a que mais contrata atualmente, pelo menos no Rio de janeiro, todas as indústrias acima requerem um ou mais inspetores de soldagem, dependendo do seu porte é claro.

De todas as indústrias arrisco dizer que a maior demanda por inspetores de soldagem acaba recaindo na indústria naval e do Petróleo, talvez em grande parte devido as recentes decisões econômicas que o Brasil tomou.

Indústria nuclear

O inspetor de soldagem também é muito utilizado na fabricação de equipamentos para a indústria nuclear. No entanto, em função dos nossos projetos nucleares serem quase todos importados "in natura", a norma brasileira NBR 14842 não contempla inspetores para este tipo de indústria.

O projeto da nossa indústria nuclear é importado da alemanha e data da década de 70, época do regime militar. Infelizmente os projetos estão ultrapassados e muita coisa nós tivemos que adaptar aos tempos atuais porque, felizmente, a tecnologia hoje é superior.

O exemplo mais clássico é o de materiais, onde a qualidade da chapa da década de 70 é muito inferior a que hoje nós temos disponível. Restrições em termos de procedimentos de soldagem e consumíveis também não são mais necessárias.

Qualificações de inspetor de soldagem no exterior

As qualificações abaixo são as mais comuns e são reconhecidas pela Petrobras para serviços no exterior.

Canadá

CWB

EUA e outros países

AWS

Inglaterra e outros países

CSWIP (TWI)

Argentina

IRAM (IAS)

Engenheiro de soldagem no exterior

No caso do inspetor de soldagem N2 e qualificação de procedimentos de soldagem, é também aceitável que a qualificação de procedimentos de soldagem seja efetuada por um:
  • Certified European Welding Engineer;
  • Certified International Welding Engineer.
O profissional qualificado com uma dessas certificações deve possuir um certificado válido emitido pela EWF (European Welding Federation) ou IIW (International Institute of Welding)

ASNT X ACCP

O ACCP (ASNT Central Certification Program) é um programa centralizado de qualificação de pessoal da ASNT e é aceitável pela Petrobras.

Outro programa de qualificação da ASNT que utiliza a prática ASNT SNT-TC-1A não é aceitável pois se trata de um sistema de autocertificação (a certificação é dada pelo próprio empregador para inspetores Níveis 1 e 2, segundo seus critérios de exame).

A relação dos inspetores certificados pelo ACCP pode ser obtida no site da ASNT.

Citação

Quando você precisa citar um fato ou informação num trabalho ou monografia você deve incluir a fonte de onde você obteve esta informação (Campo de aplicação da inspeção de soldagem).

Isso dá credibilidade ao seu trabalho e é requerido em algumas faculdades.

Para tornar sua vida (e citação) mais fácil, basta copiar e colar a informação abaixo na sua seção de bibliografia (ou referências bibliográficas) do seu trabalho:

Luz, Gelson. Campo de aplicação da inspeção de soldagem. Blog de Soldagem. Gelsonluz.com. dd mm aaaa. URL.

Agora substitua dd, mm e aaaa pelo dia, mês e ano em que você acessou esta página. Substitua também URL pelo endereço real desta página. Este formato de citação é baseado na norma ABNT NBR 6023.

Comentários

Google: 2
  1. Boa noite, queria saber onde consigo certificado Bureau Canadien de Soudage - CWB, para trabalhar no Canadá de FCAW, GMAW(Mig/Mag)e SMAW, e quanto fica o valor... preciso desse certificado por gentileza, se puder me passar o preço agradeço... e também o endereço. Sou do Rio Grande do Norte. Cordialmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robocop,

      Eu não faço a certificação e nem sei te informar quem a faz aqui no Brasil.

      Excluir

Não encontrou o que procurava?

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,lp1,43,Processos-de-Soldagem,9,wt1,16,
ltr
item
Soldagem: Campo de aplicação da inspeção de soldagem
Campo de aplicação da inspeção de soldagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgPN6ndkJrpiQ1UnePUzfyzWVV93hv4Zb1iy36uszs2_kBgaVaQ0bPEmyBXIizcoHEvuumPTfePgBqGlmKl8JiWmtVimgf6Mn5jCSRnEvbR03EzRb_yQQwpjcXND0LRBXy6ggIte07KaBOICHaEo0_5j5qJcnHgtuJIpgP3EvArqRLpdvjWix8VHWX01Q=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgPN6ndkJrpiQ1UnePUzfyzWVV93hv4Zb1iy36uszs2_kBgaVaQ0bPEmyBXIizcoHEvuumPTfePgBqGlmKl8JiWmtVimgf6Mn5jCSRnEvbR03EzRb_yQQwpjcXND0LRBXy6ggIte07KaBOICHaEo0_5j5qJcnHgtuJIpgP3EvArqRLpdvjWix8VHWX01Q=s72-c
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/campo-de-aplicacao-da-inspecao-de.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/campo-de-aplicacao-da-inspecao-de.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice