Limitações da inspeção visual de solda

Soldas de difícil acesso

Em virtude de algumas soldas estarem em locais de difícil acesso, algumas formas de inspeção podem ser inviáveis de serem realizadas. Por exemplo, a raiz (parte interna) de uma solda feita em um tubo de 8” de diâmetro pode ser quase impossível de ser inspecionada visualmente.

Talvez você não tenha familiaridade com as dimensões dos tubos, mas tente imaginar uma pessoa entrando em um tubo de 200mm... Não conseguiu ainda? Pegue uma régua e conte 20cm e tente imaginar alguém entrando em um tubo com esse diâmetro ... rsrs

Existem alternativas para inspeção visual da solda interna com instrumentos portáteis ou outras ensaios não destrutivos. Essas alternativas obviamente não destroem a solda e nem exigem inspetores pigmeu como requisito.

Um dos instrumentos utilizados para inspeção visual de raizes e outras soldas de difícil acesso é o boroscópio.

Boroscópio

O boroscópio é um instrumento usado para fazer inspeções visuais internas ou onde há dificuldade de acesso.

A ponta do boroscópio ilumina a área que vai ser inspecionada no interior escuro do motor e transporta a imagem para o monitor que está do lado de fora junto com o inspetor de solda.

Qual a função principal do Boroscópio?

O boroscópio permite que você inspecione a parte interna da solda de tubos sem que precise desmontá-los.

Na maioria destas situações, entretanto, a solda fica isenta de inspeção visual na parte interna. Isso é em grande parte devido ao desconhecimento de soluções técnicas como o boroscópio ou então a confiança excessiva nos demais ensaios não destrutivos.

Alcance e escopo da inspeção visual

Outra limitação do ensaio visual é que ele se restringe a superfície da solda somente, ou melhor somente o que pode ser visto com os olhos. Defeitos volumétricos não são detectados por esta técnica, mesmo que seja especificada inspeção visual a cada passe.

Quando se faz necessário avaliar a integridade da solda com maior rigor, a norma especifica um ensaio volumétrico como o ultrassom ou a radiografia. Os detalhes das demais técnicas de inspeção não são abordadas aqui.

Outro ponto importante é que o inspetor não é capaz de dizer se determinada descontinuidade ou defeito vai fazer a solda falhar. Não compete ao inspetor esse laudo. O inspetor deve se limitar a avaliar a solda de acordo com um PROCEDIMENTO e um CRITÉRIO DE ACEITAÇÃO.

Comentários

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,Processos-de-Soldagem,9,
ltr
item
Soldagem: Limitações da inspeção visual de solda
Limitações da inspeção visual de solda
https://2.bp.blogspot.com/-V6cC-bOdFsM/W6vZfky2wCI/AAAAAAAAGVo/6PytdtNmht8CHVsRR_bVjRCMiSVT3Y9gACLcBGAs/s320/limitacoes-da-inspecao-visual-de-solda.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-V6cC-bOdFsM/W6vZfky2wCI/AAAAAAAAGVo/6PytdtNmht8CHVsRR_bVjRCMiSVT3Y9gACLcBGAs/s72-c/limitacoes-da-inspecao-visual-de-solda.jpg
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/limitacoes-da-inspecao-visual-de-solda.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/limitacoes-da-inspecao-visual-de-solda.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos foram carregados Não encontrei nenhum artigo. Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Não encontrei nenhum artigo para sua pesquisa Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este é um conteúdo exclusivo Passo 1: Compartilhe. Passo 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a memória Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy