Níveis de qualificação

Níveis de qualificação


A norma NBR 14842 da ABNT prevê dois níveis de qualificação e certificação designados pelos algarismos arábicos 1 e 2.

Título da NBR 14842: Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear).

As atribuições e responsabilidades básicas do inspetor de soldagem estão descritas na NBR-14842 e eu abordo elas em outro tópico.

Hierarquia da qualificação

O nível "2" é um nível maior que o "1" de tal maneira que o N2 pode assumir todas as responsabilidades do N1.

Entretanto não é qualquer um que pode ser inspetor de soldagem, seja ele nível 2 ou mesmo o nível 1.

O candidato a inspetor de soldagem deverá atender aos requisitos abaixo discriminados, para o nível que estiver pleiteando.

Diferenças entre os níveis

A avaliação do inspetor de solda nível 1 independe do tipo de equipamento, do metal de base e/ou dos consumíveis, objetos de inspeção.

Já o inspetor de solda nível 2, dado a maior responsabilidade de suas atribuições, é um inspetor mais especializado. O pessoal costuma associar o N2 como o responsável pelas normas e procedimentos de soldagem enquanto que o N1 é o inspetor da área, que de fato faz a inspeção física das soldas.

Para facilitar seu entendimento vou mostrar a diferença e no próximo tópico vou falar somente das responsabilidades do inspetor de solda N1.

A qualificação e certificação do inspetor de soldagem nível 2 está subdividida por normas/códigos mas são independentes do cada tipo de material a ser soldado.

No entanto, no caso do alumínio, cobre, níquel, titânio e outros materiais especiais, o inspetor de soldagem N2 deve demonstrar conhecimentos específicos para cada material em questão.

Principais diferenças

As principais diferenças entre os dois níveis está nas atribuições adicionais (ou específicas) do inspetor de soldagem nível 2:
  • A interpretação de normas técnicas;
  • A verificação da adequação de procedimentos de soldagem;
  • A responsabilidade pela elaboração e arquivo da documentação técnica relativa à soldagem;
  • A análise dos resultados de ensaios não-destrutivos.

Comentários

Sobre...


Apaixonado por soldagem, Gelson Luz é Engenheiro Mecânico especialista em Soldagem. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,Processos-de-Soldagem,9,
ltr
item
Soldagem: Níveis de qualificação
Níveis de qualificação
https://1.bp.blogspot.com/-GHnBmIpf9Ss/W6vbcSlhNvI/AAAAAAAAGWM/hS7S7AecwRkPNMnjxcSQytN-JFKZ62x4QCLcBGAs/s320/Niveis-da-qualificacao-do-inspetor-de-soldagem.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-GHnBmIpf9Ss/W6vbcSlhNvI/AAAAAAAAGWM/hS7S7AecwRkPNMnjxcSQytN-JFKZ62x4QCLcBGAs/s72-c/Niveis-da-qualificacao-do-inspetor-de-soldagem.jpg
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/niveis-de-qualificacao.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/niveis-de-qualificacao.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos foram carregados Não encontrei nenhum artigo. Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Não encontrei nenhum artigo para sua pesquisa Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este é um conteúdo exclusivo Passo 1: Compartilhe. Passo 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a memória Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy