Por que as empresas precisam do inspetor de soldagem?

Por que as empresas precisam do inspetor de soldagem?

Conforme já mencionei em outro tópico, a inspeção é definida pelas normas e as normas são escolhidas pelo usuário final do produto.

A grande maioria das normas exige inspeção visual da solda, normalmente 100% das soldas (ou seja, todas as soldas) independentemente do tipo de solda ou do local onde essa solda se encontra.
A finalidade das soldas podem ser vários:
  • União;
  • Revestimento;
  • Selagem.
A solda pode ser também:
  • em chanfro;
  • em ângulo;
  • em quina;
  • sobreposta.
Existem outras distinções típicas como "pressurizado" X "não pressurizado" ou "estrutural" X "não estrutural" mas no fim o que mais interessa é a definição da criticidade.

A questão é que esses vários tipos possuem diferentes níveis de criticidade e, na teoria, soldas mais críticas devem receber uma inspeção mais rigorosa que soldas menos críticas. As soldas críticas as vezes são chamadas de soldas "de responsabilidade" pelos fabricantes de equipamentos.

O que eu quero pontuar aqui é que as normas exigem inspeção visual até mesmo das soldas menos críticas. Dessa forma fica evidente que existe demanda de inspetor de solda onde quer que exista soldagem sendo feita de acordo com alguma norma.

No outro lado da moeda existem os usuários finais dos equipamentos que querem equipamentos com durabilidade e segurança. Estes usuários acabam exigindo que a fabricação dos equipamentos seja feita de acordo com normas de fabricação reconhecidas.

Sabe-se que o inspetor de soldagem é parte necessária para o controle da qualidade de produtos e serviços que utilizam a soldagem como processo da fabricação e montagem. Mas nem sempre as normas de construção exigem que o inspetor de soldagem seja certificado de acordo com um organismo de certificação independente, como é o cado da FBTS, ABENDI, ABRACO etc...

Devido a isso e como forma de assegurar a conformidade da fabricação com as normas especificadas pelos usuários finais, os compradores passaram a exigir também a certificação dos inspetores que irão atuar na obra.

Os contratos, em especial os de obras Petrobras, exigem que os inspetores sejam certificados como inspetor de soldagem N1 de acordo com a NBR 14842 (ou FBTS).

Então concluindo, onde existir soldagem, vai existir a necessidade dos fabricantes contratarem inspetores de soldagem qualificados. Caso contrário os fabricantes não conseguirão entregar o produto prometido a seus clientes.

Comentários

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,Processos-de-Soldagem,9,
ltr
item
Soldagem: Por que as empresas precisam do inspetor de soldagem?
Por que as empresas precisam do inspetor de soldagem?
https://1.bp.blogspot.com/-x0gz1PKT1Yc/W6vcheyQnQI/AAAAAAAAGWg/ZgZiaMTiubYqIkI_j0qlfW6HeRTpVUm1QCLcBGAs/s320/Por-que-as-empresas-precisam-do-inspetor-de-soldagem.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-x0gz1PKT1Yc/W6vcheyQnQI/AAAAAAAAGWg/ZgZiaMTiubYqIkI_j0qlfW6HeRTpVUm1QCLcBGAs/s72-c/Por-que-as-empresas-precisam-do-inspetor-de-soldagem.jpg
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/por-que-as-empresas-precisam-do.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/por-que-as-empresas-precisam-do.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos foram carregados Não encontrei nenhum artigo. Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Não encontrei nenhum artigo para sua pesquisa Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este é um conteúdo exclusivo Passo 1: Compartilhe. Passo 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a memória Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy