Quem pode ser inspetor de soldagem?

Quem pode ser inspetor de soldagem?


Qualquer um capaz de desenvolver as habilidades descritas na norma ABNT 14842 pode ser um inspetor de solda.

Este inspetor pode atuar em diversas áreas e mercados onde a qualificação não é exigida/necessária ou para suporte a um inspetor de solda qualificado (atuando sob a supervisão deste).

No entanto, para ser um inspetor de soldagem N1 qualificado / certificado, o candidato tem que atender aos requisitos mínimos tais como: escolaridade, treinamento, experiência profissional, acuidade visual, assim como também deve aceitar as regras de conduta e ética e passar nos exames de qualificação.

Estes requisitos podem ser obtidos diretamente no site FBTS, pelo pdf atualizado “guia do candidato”.

Alguns desses requisitos são mencionados aqui abaixo para ilustrar e informar de forma mais didática, porém sempre consulte o último guia oficial, já que a FBTS vem atualizando este documento constantemente.

Requisitos para inspetor de soldagem

Escolaridade X Experiência profissional

Os requisitos de escolaridade e experiência profissional estão indicados no gráfico abaixo, admitindo-se menor escolaridade para candidatos mais experientes. A experiência deve ser ou ter sido obtida em trabalhos relativos à soldagem, em uma ou mais das seguintes áreas:
  • Projeto;
  • Controle de qualidade/Inspeção;
  • Produção;
  • Construção e/ou montagem de equipamentos soldados;
  • Manutenção.
Note aqui que não há exigência que o inspetor de solda tem que ser soldador primeiro, embora certamente esta experiência poderá enriquecer muito o inspetor a nível profissional.

O tempo de experiência necessário varia de acordo com o nível pretendido, conforme o gráfico a seguir (Retirado do guia do candidato).

Acuidade visual

O candidato deve ter acuidade visual, natural ou corrigida, avaliada anualmente de acordo com os seguintes padrões:

a) Para visão próxima: Ler as letras J -1 do padrão JAEGER a 40 cm de distância, ou pelo emprego de métodos equivalentes;
b) Para visão longínqua: igual ou superior a 20/40 da escala SNELLEN.

Para atividades que exijam distinção cromática, pode ser solicitado exame visual complementar que comprove a capacidade do inspetor de soldagem de efetuar a necessária distinção.

Nota: A distinção cromática é fundamental na execução da prova de tratamento térmico, onde é necessário a identificação e análise dos termopares pelas cores.


Obs.: Só serão aceitos os exames que estiverem dentro do prazo de validade. O inspetor qualificado deverá enviar este exame anualmente para a FBTS.

Outros documentos necessários:

  • Termo de responsabilidade
Anexar junto a sua documentação a declaração da empresa para comprovar experiência profissional.
  • Cópia da carteira de identidade
  • 2 fotos 3X4
  • Comprovante de pagamento de taxa
  • Formulário de exame ou reexame ou recertificação
  • Termo de conduta e ética
  • Certificado de treinamento (curso)
O certificado do curso deverá ter data de emissão inferior a seis anos, atestar a carga horária mínima de 162h para o inspetor de soldagem níveis 1 e 210h para o inspetor de soldagem níveis 2 e atender ao conteúdo programático da norma NBR 14842.

Comentários

Sobre...


Apaixonado por soldagem, Gelson Luz é Engenheiro Mecânico especialista em Soldagem. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,Processos-de-Soldagem,9,
ltr
item
Soldagem: Quem pode ser inspetor de soldagem?
Quem pode ser inspetor de soldagem?
https://3.bp.blogspot.com/-wykoUdTbOwo/W6vfp5MNxMI/AAAAAAAAGXE/FIIqKmNd4_YoeIZEgBnAXy2FHrRR9IyUwCLcBGAs/s320/Quem-pode-ser-inspetor-de-solda.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-wykoUdTbOwo/W6vfp5MNxMI/AAAAAAAAGXE/FIIqKmNd4_YoeIZEgBnAXy2FHrRR9IyUwCLcBGAs/s72-c/Quem-pode-ser-inspetor-de-solda.jpg
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/quem-pode-ser-inspetor-de-soldagem.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/quem-pode-ser-inspetor-de-soldagem.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos foram carregados Não encontrei nenhum artigo. Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Não encontrei nenhum artigo para sua pesquisa Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este é um conteúdo exclusivo Passo 1: Compartilhe. Passo 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a memória Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy