Responsabilidades e atribuições típicas do inspetor de soldagem nível 1


Este tópico foi baseado na norma revisão 2015 e resume-se a responsabilidades e atribuições do N1 de solda somente.

Minha opinião é que apresentar as responsabilidades (ou função) dos dois níveis juntos acaba confundindo o aluno.

De acordo com a norma NBR 14842:2015, é responsabilidade do inspetor de soldagem N1:

Qualificação de procedimento de soldagem e de soldadores/operadores de soldagem

b) Verificar a conformidade com a quantidade especificada das peças de teste.
d) Verificar os resultados dos ensaios não-destrutivos.
e) Verificar se os ensaios não-destrutivos foram executados por pessoal qualificado, procedimento aprovado e na extensão requerida.
g) Determinar a dureza por meio de medidores portáteis.
l) Acompanhar a execução da qualificação dos soldadores/operadores de soldagem.

Verificação de soldadores/operadores de soldagem

a) Verificar se somente soldadores/operadores de soldagem qualificados e certificados estão sendo utilizados, se a qualificação desses os autoriza a executar o serviço e se não expirou o prazo de validade da qualificação, de acordo com instruções ou documentos de registro.
b) Verificar a atuação dos soldadores/operadores de soldagem na execução dos serviços e solicitar, quando necessário, nova qualificação.

Verificação dos materiais a serem soldados (materiais de base)

a) Verificar, por comparação entre marcações no material e documentos aplicáveis, se o material de base é o especificado.

Verificação dos consumíveis

a) Verificar, por comparação entre marcações e documentos aplicáveis, ensaio visual e controle dimensional, se o consumível é o especificado e encontra-se em condições de uso.
c) Verificar se o armazenamento, manuseio, ressecagem e manutenção da ressecagem do consumível estão corretos, de acordo com as instruções do fabricante do consumível ou outros documentos aplicáveis.

Inspeção de equipamentos de soldagem

a) Verificar se os equipamentos de soldagem a serem utilizados no serviço estão de acordo com o especificado e se estão em condições adequadas de utilização quanto aos aspectos de segurança e de preservação.
b) Verificar se a calibração dos instrumentos de medição, quando exigida, está dentro dos prazos de validade.

Inspeção antes da soldagem

b) Verificar se os procedimentos e as instruções estão disponíveis aos soldadores/operadores de soldagem para referência, se estão sendo empregados na soldagem e se somente procedimentos especificados e qualificados, quando necessários, são usados para cada serviço.
d) Verificar se as dimensões, ajustagem e preparação das juntas estão de acordo os procedimentos de soldagem, as instruções de fabricação e/ou execução e os desenhos.
e) Verificar a adequação para execução do serviço, considerando as condições físicas e ambientais.
g) Verificar se o preaquecimento, quando necessário, está sendo efetuado e se está de acordo com os procedimentos de soldagem e as instruções de fabricação e/ou execução.
h) Verificar se as condições de proteção individual e coletiva no que concerne à soldagem estão sendo atendidas.

Inspeção durante a soldagem

a) Verificar se a soldagem está sendo conduzida de acordo com os procedimentos de soldagem e com as instruções de fabricação e/ou execução, enfatizando a sequência de soldagem, os requisitos de limpeza e o controle de deformações.
c) Verificar se o controle da temperatura entre passes, quando necessário, está sendo aplicado e se está de acordo com os procedimentos de soldagem e as instruções de fabricação e/ou execução.

Inspeção após soldagem

b) Verificar se o pós-aquecimento, quando necessário, está sendo efetuado e se está de acordo com as instruções de fabricação e/ou execução.
d) Executar ensaio visual e controle dimensional da solda completa, de acordo as instruções de fabricação e/ou execução e os desenhos.

Ensaios não-destrutivos

b) Verificar se os ensaios foram executados por pessoal qualificado, procedimento aprovado e na extensão requerida, de acordo com as instruções de fabricação e/ou execução.
d) Verificar, por meio de relatórios, os resultados dos ensaios não-destrutivos dos serviços de soldagem sob sua responsabilidade, com o objetivo de retroalimentar as operações de soldagem para evitar a recorrência das descontinuidades detectadas pelos ensaios não-destrutivos.

Ensaio de dureza

a) Executar, quando necessário, medições de dureza por meio de aparelhos portáteis.

Tratamento térmico após soldagem

a) Verificar, antes de proceder ao tratamento térmico, se as peças ou equipamentos foram aprovados nos ensaios não destrutivos.
c) Verificar se o tratamento térmico, quando necessário, está sendo conduzido de acordo com os procedimentos de tratamento térmico e as instruções de fabricação e/ou execução.
d) Verificar se os ensaios não-destrutivos após o tratamento térmico, quando necessários, são executados conforme os requisitos mencionados no item 12.

Reparo de solda

a) Verificar se as marcações de reparo de solda estão de acordo com os laudos emitidos.
c) Verificar se a soldagem e/ou outros métodos de reparo estão de acordo com as os procedimentos de soldagem e as instruções de fabricação e/ou execução.

Teste de produção

a) Acompanhar as condições de preparação e execução de peças de teste de produção.

Registro de resultados

a) Registrar resultados, relatar não-conformidades e controlar e registrar o desempenho dos soldadores/operadores de soldagem, por meio de procedimentos estabelecidos.

Obs.: Como foi mostrado apenas as responsabilidades do N1 e as letras acima são rastreadas a norma citada, alguns tópicos podem “pular” uma letra.

Citação

Quando você precisa citar um fato ou informação num trabalho ou monografia você deve incluir a fonte de onde você obteve esta informação (Responsabilidades e atribuições típicas do inspetor de soldagem nível 1).

Isso dá credibilidade ao seu trabalho e é requerido em algumas faculdades.

Para tornar sua vida (e citação) mais fácil, basta copiar e colar a informação abaixo na sua seção de bibliografia (ou referências bibliográficas) do seu trabalho:

Luz, Gelson. Responsabilidades e atribuições típicas do inspetor de soldagem nível 1. Blog de Soldagem. Gelsonluz.com. dd mm aaaa. URL.

Agora substitua dd, mm e aaaa pelo dia, mês e ano em que você acessou esta página. Substitua também URL pelo endereço real desta página. Este formato de citação é baseado na norma ABNT NBR 6023.

Comentários

Não encontrou o que procurava?

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,lp1,43,Processos-de-Soldagem,9,wt1,16,
ltr
item
Soldagem: Responsabilidades e atribuições típicas do inspetor de soldagem nível 1
Responsabilidades e atribuições típicas do inspetor de soldagem nível 1
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhSYUFE61ApzzoMDTuS-mTxeQJuhDxgw3xWQ2BL6NHsRc9r9y9T6zGC-6mfk9yqNjDxMy7XYhUXE4mplqsPEOPpWhjtZLwO29Mbs9WQIs6RWS7-lmTmVQJDEBuviUHXKLd9Q7OQy-b1mj53LKAbK-Ir9XIvsUNzOxIZAgu3E6WamcE4LtvaM_5eHD6jDQ=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhSYUFE61ApzzoMDTuS-mTxeQJuhDxgw3xWQ2BL6NHsRc9r9y9T6zGC-6mfk9yqNjDxMy7XYhUXE4mplqsPEOPpWhjtZLwO29Mbs9WQIs6RWS7-lmTmVQJDEBuviUHXKLd9Q7OQy-b1mj53LKAbK-Ir9XIvsUNzOxIZAgu3E6WamcE4LtvaM_5eHD6jDQ=s72-c
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/responsabilidades-e-atribuicoes-tipicas.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/responsabilidades-e-atribuicoes-tipicas.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice