O que faz um inspetor de soldagem?

O que faz um inspetor de soldagem?

O inspetor de soldagem é o profissional qualificado de nível técnico que inspeciona (verifica) a qualidade da solda e todos os aspectos que possam influenciar a qualidade da soldagem em geral.

O inspetor de solda garante que as peças soldadas estão na qualidade certa, ou seja, em conformidade com as normas e procedimentos aplicáveis.

A garantia da qualidade pelo inspetor N1 geralmente está associada a inspeção visual da solda em si, porém não está limitada a isso.

O inspetor de soldagem tem outras responsabilidade como por exemplo a inspeção de consumíveis, o acompanhamento da soldagem, a medição da dureza por aparelhos portáteis, a verificação da calibração dos instrumentos de medição e a qualificação dos profissionais envolvidos na obra.

Exemplos das responsabilidades do inspetor de soldagem

Alguns exemplos mais práticos:
  • O inspetor é capaz de segregar um consumível defeituoso antes mesmo de ele ser utilizado e gerar problemas.
  • Pode verificar o trabalho dos soldadores e assegurar que a soldagem está sendo realizada dentro dos parâmetros estipulados.
  • Pode poupar tempo e custo com retrabalhos ou requalificações devido ao uso de procedimento ou pessoal não qualificado.
Estas e outras funções serão mais detalhadas no meu artigo "atividades exercidas pelos inspetores de soldagem nível 1" e tem como finalidade a prevenção da inclusão de um defeito na solda.

Em todos os casos, o inspetor de soldagem é valioso para identificar problemas relacionados a qualidade e ajudar a melhorar a produtividade da empresa.

Dia a dia

O dia a dia depende muito de cada empresa. As funções que o inspetor N1 vai exercer no dia a dia costumam ser significantemente diferentes do conjunto de citado.

Por exemplo, uma grande empresa pode contratar um inspetor de solda N1 só para fazer ensaio de dureza e outro só para fazer inspeção visual da solda (EVS).

No caso de empresas pequenas, é comum o N1 acumular funções que não estão previstas como sua responsabilidade pela norma ABNT 14842.

Não custa explicitar mas o inspetor deve respeitar a estrutura organizacional da empresa onde trabalha, ser pontual, cumprir suas obrigações e manter uma postura ética e profissional.

Citação

Quando você precisa citar um fato ou informação num trabalho ou monografia você deve incluir a fonte de onde você obteve esta informação (O que faz um inspetor de soldagem?).

Isso dá credibilidade ao seu trabalho e é requerido em algumas faculdades.

Para tornar sua vida (e citação) mais fácil, basta copiar e colar a informação abaixo na sua seção de bibliografia (ou referências bibliográficas) do seu trabalho:

Luz, Gelson. O que faz um inspetor de soldagem?. Blog de Soldagem. Gelsonluz.com. dd mm aaaa. URL.

Agora substitua dd, mm e aaaa pelo dia, mês e ano em que você acessou esta página. Substitua também URL pelo endereço real desta página. Este formato de citação é baseado na norma ABNT NBR 6023.

Comentários

Google: 4
  1. Inspetor CWI pode assinar elaboração de EPS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato,

      Se a memória não me falha o CWI é o responsável por Aprovar a EPS. Outro funcionário poderia elaborar a EPS.

      Excluir
  2. Olá meu esposo e de Manaus e está precisando fazer o curso de inspetor de Solda, porém não tem nossa cidade pode fazer o curso on- line ? Poderia nos indicar uma instituição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Ele pode fazer online na FBTS:

      www.fbts.org.br/Cursos/CursosOferecidos

      Excluir

Não encontrou o que procurava?

Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,lp1,43,Processos-de-Soldagem,9,wt1,16,
ltr
item
Soldagem: O que faz um inspetor de soldagem?
O que faz um inspetor de soldagem?
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgYuTx48iuX2hlZB6NxvjBXcic3zGBt-JEGs3D5E220YuC32tDGkyCfQzoLKPotXKI4gnNA5EG-_hQffMjdBS_DPhhV2RkmQCWMJkl1K-uHviwFfN7a4PrY_2e5ZM1l8Dv9TSFS06jHEePPv80ULUDAhcIBiReaLy7g0ecbW3gu-14vzhmXyhBgPEb45g=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgYuTx48iuX2hlZB6NxvjBXcic3zGBt-JEGs3D5E220YuC32tDGkyCfQzoLKPotXKI4gnNA5EG-_hQffMjdBS_DPhhV2RkmQCWMJkl1K-uHviwFfN7a4PrY_2e5ZM1l8Dv9TSFS06jHEePPv80ULUDAhcIBiReaLy7g0ecbW3gu-14vzhmXyhBgPEb45g=s72-c
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/o-que-faz-um-inspetor-de-soldagem.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/o-que-faz-um-inspetor-de-soldagem.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos carregados Nenhum artigo encontrado Ver Todos Ler mais Responder Cancelar Resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ TAGS ARQUIVO Pesquisar TODOS OS ARTIGOS Nenhum artigo satisfaz a sua pesquisa. Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago A mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo é exclusivo PASSO 1: Compartilhe em sua rede social favorita. PASSO 2: Clique no link da sua própria postagem na rede social. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Índice