Prova de qualificação do inspetor de solda

Prova de qualificação do inspetor de solda


Depois de satisfeitos os requisitos para ser inspetor de solda, o candidato a inspetor de soldagem deve solicitar as provas de qualificação.

As provas são compostas por uma prova teórica e algumas de conhecimentos práticos. A experiência tem mostrado que as provas levam ao menos 2 dias para serem concluídas.

Prova teórica

A prova teórica (inspetor de soldagem níveis 1 e 2) é um exame escrito de conhecimentos teóricos com base no programa de conhecimentos técnicos básicos que podem ser divididos nos seguintes assuntos:

Terminologia, Consumíveis, Simbologia, Metalurgia, Processos de soldagem e corte, Metais de base, Controle de deformações, Qualificação de procedimentos, Ensaios mecânicos, Ensaios não-destrutivos, Documentos técnicos.

Prova prática

Os candidatos a inspetor de soldagem nível 1 devem se submeter às seguintes provas de conhecimentos práticos:

a) Consumíveis 1;
b) Documentos técnicos 1;
c) Visual/Dimensional;
d) Acompanhamento de soldagem;
e) Tratamento térmico;
f) Dureza

Os candidatos a inspetor de soldagem nível 2 devem estar certificados como nível 1 (salvo exceção dada abaixo) antes de se submeterem as seguintes provas de conhecimentos práticos:

a) Consumíveis 2;
b) Qualificações 2;
c) Macrografia;
d) Documentos técnicos 2;
e) Norma/Código.

Nota: A etapa de interpretação de norma/código tem tomado um dia inteiro e, pelo menos para mim, foi realizada no dia seguinte as demais provas de N2. O inspetor solda N2 deverá escolher entre as normas a seguir:
ASME VIII DIV.1ASME VIII DIV.2
ASME B31.1ASME B31.3
ASME B31.4ASME B31.8
API 1104API 650
AWS D1.1 DNV OS F101
No dia 12/05/2011 a FBTS divulgou uma nova rota alternativa. O profissional que possui nível superior de tecnologia no título tecnólogo em soldagem ou nível superior em engenharia, como engenheiro mecânico ou metalúrgico, de materiais ou naval com o certificado de pós-graduação Lato Sensu em engenharia de soldagem, poderá solicitar as provas inspetor de soldagem nível 2.

Todo profissional que atender estes requisitos, bem como a experiência profissional de seis meses na área de soldagem, realizará somente as seguintes provas:
  • Visual/dimensional;
  • Consumíveis 2;
  • Documentos técnicos 2;
  • Norma/Código.
A certificação do inspetor de soldagem nível 2 obtida por esta Rota Alternativa o capacita também para atuar como inspetor de soldagem nível 1.

Quando sou aprovado?

Somente quando você é aprovado em todas as provas é que você é certificado como inspetor de soldagem N1 (ou N2, a lógica é a mesma).

O candidato é considerado “qualificado” se obtiver nota igual ou superior a 7 (ou maior) de um máximo de 10 (dez), em cada um dos exames de conhecimento teórico e prático.

Há um certo mistério sobre a nota que você de fato recebeu. Somente quando você é reprovado que você recebe um retorno com a Lista de Verificação (LV), que avalia apenas qualitativamente. A lista de verificação notifica os seguintes pareceres:

S – Satisfatório – o candidato apresentou desempenho de 100%;
P – Parcialmente Satisfatório – o candidato apresentou desempenho inferior ao máximo, porém superior ao mínimo considerado como suficiente na atividade avaliada;
N – Não Satisfatório – o candidato apresentou desempenho inferior ao mínimo considerado como suficiente na atividade avaliada.

O candidato será reprovado se tiver um ou mais pareceres N ou pareceres P que não atinjam a média mínima exigida para a aprovação

Os exames de conhecimentos práticos normalmente são realizados pelo candidato após aprovação nos exames teóricos. Note que a FBTS autorizou a realização da prova de documentos técnicos e tratamento térmico logo independentemente da aprovação na teórica.

A FBTS tem outras regras clássicas:
  • Todo candidato que não obtiver nota/grau suficiente para passar no exame de qualificação deve esperar no mínimo 30 (trinta) dias para requerer outro exame.
Esta é uma regra que costuma ser desnecessária pois o resultado da prova (LV para quem reprovou) pode levar esses 30 dias para chegar na sua casa.
  • Todo candidato reprovado em um dos exame pode requerer por duas vezes outro exame, sem precisar refazer as provas em que obteve aprovação, desde que faça o novo requerimento em um prazo máximo de 12 (doze) meses.
Ao contrário do que alguns acreditam, você pode sim tentar quantas vezes quiser. A diferença é que se você reprovar 3 vezes, você precisará fazer TODAS as provas novamente.

A prova do inspetor de solda é difícil?

A prova da FBTS é repleta de pegadinhas, mas não é difícil se você estudar certo.

Muitos consideram a prova difícil pois não sabem estudar e ficam (no máximo) lendo e relendo a matéria.

Comentários

Sobre...


Apaixonado por soldagem, Gelson Luz é Engenheiro Mecânico especialista em Soldagem. Pesquise por "Gelson Luz" no seu buscador preferido para saber mais.
Nome

Documentos-Técnicos,1,Inspeção,18,Processos-de-Soldagem,9,
ltr
item
Soldagem: Prova de qualificação do inspetor de solda
Prova de qualificação do inspetor de solda
https://1.bp.blogspot.com/-OPmuU_mgywM/W6vfCcjdwvI/AAAAAAAAGW8/-zmaOVRcx4MlBNBwTp0u1k7fgIdnAv1zwCLcBGAs/s320/Prova-de-qualificacao-do-inspetor-de-solda.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-OPmuU_mgywM/W6vfCcjdwvI/AAAAAAAAGW8/-zmaOVRcx4MlBNBwTp0u1k7fgIdnAv1zwCLcBGAs/s72-c/Prova-de-qualificacao-do-inspetor-de-solda.jpg
Soldagem
https://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/prova-de-qualificacao-do-inspetor-de.html
https://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/
http://www.soldagem.gelsonluz.com/2018/09/prova-de-qualificacao-do-inspetor-de.html
true
1929823292235266703
UTF-8
Todos os artigos foram carregados Não encontrei nenhum artigo. Ver todos Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Artigos Ver todos Recomendado para você TAGS Arquivo Procurar Todos os artigos Não encontrei nenhum artigo para sua pesquisa Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Este é um conteúdo exclusivo Passo 1: Compartilhe. Passo 2: Clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a memória Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy